quarta-feira, 9 de julho de 2008

A Bossa Nova e a gente



Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de lpanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
(Antonio Carlos Jobim/Vinicius de Moraes)

O ano de 2008 não tem sido um dos melhores anos, como já comentei. Mas tem coisa muito boa celebrando data especial. Uma dessas coisas muito boas são os 50 anos do surgimento da Bossa Nova, com o lançamento do compacto de João Gilberto Chega de Saudade em 1958. A partir daí, o movimento cresceu cada vez mais, revolucionando o cenário musical brasileiro e internacional. Grandes nomes da música mundial, como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, renderam-se a este estilo tão harmonioso, com ritmo da percussão do samba tocada apenas por um violão e uma técnica vocal capaz de cantar em um tom uniforme com um fraseado disposto em uma forma não-convencional.
A Bossa Nova é apenas uma pequena da nossa música brasileira, que, por ter tanta influência de tanta coisa boa, é rica e incrivelmente sonora. Já ouvi muita gente dizer que o que é nacional não presta, é tudo lixo. É um fato: pessoas assim são ignorantes e idiotas. Não digo por não gostarem, isto é pessoal demais para se julgar. Mas é preciso ter respeito, ver que o que os mestres brasileiros fizeram tem um valor cultural imensurável, mesmo que você não aprecie. Gosto é uma coisa; respeito é totalmente diferente. Elis já dizia que o movimento nacionalista musical que havia na época dela não era contra a música “de lá”. Afinal, se fôssemos generalizar, seríamos uns imbecis. Porém o que eles queriam era mostrar à população que – sim! – temos coisa boa aqui. Só que muito brasileiro acha que o tupiniquim não vale a pena e só aprecia o que vem do Tio Sam & Cia. Nem sempre é assim. E Bossa Nova é um ÓTIMO exemplo disso. Afinal, se não fosse, o pessoal lá de fora não teria gostado tanto.

Sugestão pra quem curte: BossaNaOca, no Pq. Ibirapuera. A exposição ta simplesmente demais, com fotos inéditas, entrevistas fantásticas com os principais mestres do Brasil e muita... mas muita Bossa.

http://guia.folha.com.br/exposicoes/ult10048u419420.shtml

15 comentários:

Unknown disse...

50 anos de Bossanova...
Tenho escrito muito sobre isso no meu trabalho. Uma rádio que tem se dedicado a homenagear a esse estilo é a Rádio MEC. Que por sinal está com uma programação excelente, mas pouco s a ouvem.

http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu, bossa nova é incrível.
E essa música é maravilhosa, como tantas outras por aí (sem esquecer de citar nossa querida Elis Regina que, pra mim, é uma das melhores).

Adorei essa crítica e estou louca pra ir no Ibirapuera ver a exposição.

beijos

Descriativa ¬¬" disse...

Bossa Nova sem dúvida é uma das jóias mais preciosas da cultura brasileira. Pena que a nova geração considere "velharia"...
Enfim, cultura é sempre cultura e é uma pena que muitos não tenham acesso.

Grupo Saber Viver disse...

Vinicius é tudo de bom!
http://gruposaberviver.blogspot.com/

Anônimo disse...

mania de achar q o brasil tah afundado culturalmente tbm...
a cultura eh a unica coisa q tah salvando esse pais e ngm enxerga.
bem entendido q cultura brasileira naum eh bunda e biquini...

Anônimo disse...

Eu penso da seguinte forma, deixem a bossa nova como está... eu sou a favor de apenas uma pequena parcela da populão brasileira conhecer e admirar, pois infelizmente, tudo o que é generalizado no Brasil acaba ficando banalizado.

Anônimo disse...

Hum... Bossa nova... muito bom, principalmente se for musica de Vinicius de Morais
Entrem no meu blog tbm! ele esta com promoção

Pod papo - Pod música disse...

ah! foi esse ano que lançaram o créu! rsrs to brincando...é, realmente para a música, esse ano naum está muito bom naum..
viva a bossa nova!

beijão!

Anônimo disse...

Em tema de alegria com os 50 anos da bossa nova é indispensável lembrar uma vitória em que eles participaram de forma indireta, mas participaram, e nas qual vivemos os seus atuais reflexos.

40 anos de 1968 - tenho certeza que com o alto nível deste blog todos sabem o que se passou.

20 anos da constituição de 1988.

Pensem um pouquinho, principalmente voce cecília.

Att.

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

A bossa nova é mesmo uma delícia, como seu blog!

Jhony disse...

Eu naum gosto muito de bossa nova, alguns podem até querer me crucificar por este depoimento, mas gosto é gosto e mesmo assim eu apóio o seu BLOG!
Viva a diversidade dos Gostos!

Seu blog está muito legaL!
Parabéns!

http://jhonyfreitas.wordpress.com

Grupo Saber Viver disse...

Como disse antes Vinícius é tudo de bom!
http://gruposaberviver.blogspot.com/

Grilo Pensante disse...

Nossa...uuuu
até suspiro quando se fala em bossa nova...
magnifica...
perfeita...
nao há palavras para resumir...

50 aninhos de alegrias e criticas...muitos cantores esscreviam letras que precisavam ser lidas nas entrelinhas...um exemplo de reflexão e musicalidade...

"Chega desse calece"

Viva a Bossa Nova!
Viva ao Brasil!

Unknown disse...

Também gosto muito de BossaNova. Um estilo musical bastante agradável aos ouvidos.

O Equilibrador de Pratos disse...

Excelente blog. Sério. Difícil encontrar um blog de conteúdo hoje em dia. Mas virarei assíduo aqui no teu, ok? Sério. Aliás, dá uma conferida no nosso. Acho que pode rolar uma interação bem legal entre nossos blogs: www.oequilibradordepratos.blogspot.com

- O Equilibrador de Pratos -
O que os homens pensam?

Relacionamentos. Teorias. Discussões. Comentários. Mulheres. Sexo. E pratos equilibrados em varinhas. Bem-vindo à vida real.

3 amigos (B. Sacamano, Hannibal e Jurandir, pseudônimos, claro) que resolveram fazer um blog tratando de assuntos que abordam o "Universo Homem + Mulher = Relacionamentos". Retrata todos assuntos citados acima, com textos bem escritos, humorados, ácidos, sarcásticos, irônicos e, sinceros ao extremo. Vale dar uma conferida. E que atire a primeira pedra quem não se identificar com algo. E por que o nome "O Equilibrador de Pratos"? Entre no blog e descubra. Será um "soco no rim". No bom sentido, é claro.